Uma pesquisa global encomendada pela Arcserve e realizada em 11 países, entre eles o Brasil, apontou que 5% dos entrevistados brasileiros declararam que suas empresas foram vítimas de ciberataques que redundaram na perda total dos dados.
Este foi o maior percentual registrado pela pesquisa, bem superior aos 2% constatados em países como Estados Unidos, Canadá, Índia e Japão.
Nenhuma empresa da Coréia e do Reino Unido registrou a perda total dos dados.
Tendo como base de consulta mais de mil profissionais diretamente ligados à tomada de decisão técnica ou orçamentária para soluções de gerenciamento, proteção de dados e armazenamento de dados, o levantamento também chama a atenção para o fato de que quase um quarto das empresas globais não possuem um plano abrangente de recuperação de desastres.
A pesquisa encomendada pela Arcserve apontou também que 76% das empresas de médio porte sofreram perda de dados nos últimos cinco anos, sendo que 45% dos entrevistados não conseguiram recuperar todos os seus dados após uma perda.
Apenas 24% afirmaram ter um plano de recuperação de desastres bem documentado, rigorosamente testado e atualizado e 77% das empresas de médio porte não possuem um plano de resiliência de dados claramente definido.