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Dispõe sobre o agendamento eletrônico e o atendimento presencial no Centro de Atendimento da Fazenda – CAF para serviços da Subsecretaria da Receita Municipal – SUREM da Secretaria Municipal da Fazenda

PORTARIA SF/SUREM nº 06, de 03 de fevereiro de 2023.

Dispõe sobre o agendamento eletrônico e o atendimento presencial no Centro de Atendimento da Fazenda – CAF para serviços da Subsecretaria da Receita Municipal – SUREM da Secretaria Municipal da Fazenda.

O SUBSECRETÁRIO DA RECEITA MUNICIPAL, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE:

Art. 1º As pessoas físicas e jurídicas, bem como seus procuradores ou prepostos, que necessitem de atendimentos sobre serviços prestados pelas unidades da Subsecretaria da Receita Municipal – SUREM da Secretaria Municipal da Fazenda deverão agendar previamente data e horário para realização de atendimento por meio do endereço eletrônico https://agendamentosf.prefeitura.sp.gov.br.

§ 1º Os advogados, quando não atenderem aos requisitos para o atendimento disciplinado pela Portaria SF nº 16, de 10 de janeiro de 2020, serão orientados ao agendamento conforme disposto no caput deste artigo.

§ 2º Os critérios de agendamento, tais como horário de atendimento, serviços disponibilizados, quantidade de vagas, dentre outros, ficarão a cargo da Divisão de Atendimento Presencial – DIAPE.

§ 3º O sistema de agendamento eletrônico funcionará todos os dias, no mínimo das 6h às 24h, podendo funcionar de modo intermitente a depender de disponibilidade técnica.

Art. 2º Havendo vaga de atendimento disponível, o usuário do serviço poderá ser atendido no mesmo dia, a partir de agendamento efetuado no endereço eletrônico indicado no artigo 1º.

§ 1º Para os atendimentos prioritários, conforme disposto na Lei Federal nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, serão liberadas diariamente vagas excedentes.

§ 2º DIAPE poderá disponibilizar equipamento no Centro de Atendimento da Fazenda – CAF com acesso ao site, bem como funcionário para auxiliar na realização do agendamento e impressão do protocolo.

§ 3º Excepcionalmente, poderão ser emitidas senhas de encaixe, sem necessidade de agendamento prévio, quando o usuário do serviço estiver munido de orientação por escrito de alguma unidade do Departamento de Atendimento – DEATE.

Art. 3º O protocolo gerado através do endereço eletrônico de agendamento será utilizado para a emissão da senha de atendimento após a verificação de legitimidade de interessado.

§ 1º A verificação de que trata o caput deste artigo será feita a partir da apresentação de documento válido que contenha foto e número do CPF do interessado.

§ 2º O documento e o protocolo de agendamento deverão ser apresentados pelo interessado de forma legível, seja em via impressa ou em dispositivo eletrônico.

Art. 4º É obrigatória a identificação do usuário do serviço no setor de triagem antes da emissão da senha de atendimento.

§ 1º Caso o documento apresentado não corresponda aos dados do interessado constantes no protocolo de agendamento, o servidor da triagem deverá orientar o usuário a refazer o agendamento com a identificação correta para que seja atendido.

§ 2º Se o contribuinte para o qual se solicita o serviço não for o constante no protocolo de agendamento ou se o usuário não tiver legitimidade para representá-lo, o usuário poderá ser orientado a utilizar os canais digitais ou, na indisponibilidade de sistema, refazer o agendamento com as informações e documentos corretos.

Art. 5º Para o adequado atendimento, o usuário do serviço deverá observar os deveres dispostos no artigo 3º do Decreto nº 58.426, de 18 de setembro de 2018.

§ 1º O descumprimento de qualquer dos incisos do artigo 3º do Decreto nº 58.426, de 2018, poderá prejudicar o atendimento até que o motivo seja sanado.

§ 2º Não sendo possível o atendimento nos termos do § 1º, o usuário poderá ser orientado a utilizar os canais digitais ou, na indisponibilidade de sistema, refazer o agendamento.

Art. 6º Em caso de impossibilidade de comparecimento, o contribuinte deverá, por meio do endereço eletrônico indicado no artigo 1º e com a devida antecedência, cancelar seu protocolo de agendamento ou reagendar a data de atendimento.

Parágrafo único. O cancelamento ou o reagendamento do atendimento somente poderão ser realizados até as 15h do dia anterior ao agendado.

Art. 7º O contribuinte que não comparecer à unidade na data agendada e não fizer a comunicação de que trata o artigo 6º desta portaria por 2 (duas) vezes no período de 90 (noventa) dias, contados do primeiro agendamento, ficará impossibilitado de novo agendamento por um período de 30 (trinta) dias a contar da segunda ocorrência.

Art. 8º Esta portaria entrará em vigor após a revogação da Portaria SF/SUREM nº 208/2013.

Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo

Atendimento da Fazenda Municipal

Confira os horários a seguir.

16:21 16/12/2022 

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O contribuinte que deseja atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura de São Paulo tem à sua disposição as modalidades à distância e presencial. Conheça os canais disponíveis. 

O atendimento à distância é personalizado, realizado por um servidor (não se trata de robô), e visa esclarecer à dúvida específica de cada cidadã(o).

ATENDIMENTO À DISTÂNCIA

Dentro de cada assunto de interesse há um leque de serviços prestados, inclusive, o Fale com a Fazenda. Veja o exemplo da Fig. 1.

Fig. 1: Exemplo do CCM – Fale com a Fazenda

 Vários serviços podem ser acessados via internet, pelo Portal SP 156clique aqui.

ATENDIMENTO PRESENCIAL

1) CAF – Centro de Atendimento da Fazenda

O contribuinte é atendido no Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF) com data e hora previamente marcados, e com a lista de documentos necessários para o serviço.

Para realizar agendamentoclique aqui

  • Caso não haja vaga disponível, aguarde abertura semanal de novas vagas, que ocorre às sextas-feiras, após às 16h30min.
  • Localização: Praça do Patriarca, nº 69. Centro. São Paulo – SP.

Importante

O atendimento presencial é realizado, exclusivamente, à(ao) munícipe que agendou o serviço, sendo obrigatória a apresentação de documento original com foto para a comprovação.

Essa medida visa à proteção do contribuinte contra fraudadores.

2) Descomplica SP

  • O horário de atendimento passa a ser das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Exceto feriados e pontos facultativos.
  • Obrigatório agendamento eletrônico prévio (Parágrafo único do Art. 12 do Decreto nº 59.283/2020).

Para realizar agendamento, clique aqui.
Para mais informações, clique aqui.

3) Subprefeituras

  • O atendimento é realizado das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Exceto feriados e pontos facultativos.
  • Obrigatório agendamento eletrônico prévio (Parágrafo único do Art. 12 do Decreto nº 59.283/2020).
  • Permitido somente 1 (um) serviço por agendamento.
  • A apresentação deve ser de, no máximo, 15 minutos antes do horário agendado.

Para realizar agendamento, clique aqui.
Para mais informações, clique aqui.

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