BLOG PROFORM

Desde 1998
criando soluções

Retenção de talentos: pontos e importância

Mais importante que um recrutamento e seleção assertivo é reter os talentos dentro da empresa, sendo de pequeno, médio ou grande porte, pois o custo de uma substituição para o cargo requer que a organização tenha um investimento financeiro, de tempo e de capital humano.

Você já parou para analisar quanto custa o desligamento de um colaborador para a sua empresa? Além do custo das rescisões de contrato, qual a perda de capital intelectual que teremos com sua demissão?

Qual será o tempo de treinamento necessário, para que um novo colaborador tenha para exercer rotinas básicas do cargo?

Muitas vezes, perdemos um colaborador excelente, por um descontentamento simples, quando poderíamos ter revertido a situação.

Fazendo esta análise, alguns departamentos de Recursos Humanos das empresas já iniciaram um plano de ação e contenção desses talentos (colaboradores que mais se destacam em seus cargos, vestem a camisa da empresa e trazem inovação).

Mas, quem pensa que reter talentos é ter um alto investimento financeiro, se engana.

Hoje o que mais atrai o colaborador na empresa é um ambiente de trabalho saudável, liderança participativa, aprendizagem de novas habilidades, possibilidade de médio a longo prazo de crescimento profissional e pacote de benefícios atrativos.

Um fator importante, dentre esses citados, é um ambiente de trabalho saudável. Na maior parte do dia passamos mais tempo no espaço empresarial do que em nossa casa. Trazer equilíbrio, bons relacionamentos com os colegas e uma atmosfera sadia de trabalho, não exige altos investimentos.

A liderança é outro fator de grande impacto na retenção de talentos. Uma liderança exercida de maneira tóxica, que imprime grande pressão, muitas vezes sem necessidade, desgasta toda a equipe de trabalho, levando à desmotivação e insatisfação de todos. Por isso, o departamento de RH deve estar atento, caso tenha necessidade de treinamento para seus líderes.

Com a retenção de talentos, a organização ganha mais qualidade de nível intelectual dos colaboradores, motivação das equipes, menores impactos no custo de folha de rescisão e, o mais importante, a estabilidade nas equipes de trabalho.

FONTE: SindiLojas

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
COMPARTILHA!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp